Símbolo do Infinito

significado símbolo infinitoO significado símbolo do infinito remete para as questões não possuem um começo e nem um fim. Este símbolo também é chamado de oito deitado.

Neste último caso, ele recebe este nome porque seu desenho é exatamente o do número oito feito de forma deitada.

Além da relação com a não existência de um começo e de um fim, o símbolo do infinito designa o lado espiritual e material em seu pleno equilíbrio, sendo assim uma representação do divino, da eternidade, da evolução e do amor.

Veremos a partir de agora o significado símbolo do infinito e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Símbolo do Infinito

Formato e Significado

Esse símbolo tem o formato de um número oito desenhado de modo deitado. Esta forma indica que não existe um ponto de início ou de partida e nem de fim, de término.

A linha é simplesmente contínua e passa pelos mesmos lugares a todo tempo em um movimento curvo, mas sem fim.

Com isso, visa definir com a amplitude necessária que o infinito é algo que não possui um fim e nem tem limites. Esse seria então a explicação para o significado do formato deste símbolo.

Origem

Não se conhece com precisão a origem desse símbolo. Porém, a mitologia grega procura o associar com a serpente ouroboros que está sempre em busca de devorar a sua própria cauda.

Nesta ação fica praticamente impossível de determinar o início e o fim.

Dentro da mitologia grega a Ouroboros é uma representação da repetição indicando que no universo as coisas estão constantemente sendo recriadas.

Religião e Misticismo

De um modo geral, a religião e o misticismo entendem o símbolo do infinito como a união do espiritual com o físico associada ao movimento eterno de nascer e morrer.

Cristianismo

Para a religião cristã este símbolo é representativo da pessoa de Jesus Cristo como um símbolo do amor eternal, um amor que por ser assim não tem início, nem meio e nem fim, mas existe.

Nova Era

Para a Nova Era este é um dos seus símbolos que designa uma união do lado espiritual com o material, do nascimento e da morte.

Também é tido como uma renovação e evolução do espírito. A explicação para isso é que se observamos em seu ponto central teremos uma espécie de portal que liga dois mundos e que remete para o equilíbrio entre o espírito e o corpo.

Matemática

O símbolo do infinito é conhecido desde as culturas da antiguidade, exemplo são os desenhos celtas que há muito representam esta figura.

Existem teorias para explicar o seu surgimento, e uma delas liga com o uso dos números. É por esta associação que temos dentro da matemática a utilização da palavra Lemniscata, que vem do latim lemniscus.

Dentro dessa teoria matemática a Lemniscata indica uma curva com quantidade que não possui fim. Esta teoria foi criada no século XVII por um matemático britânico chamado de John Wallis (1616-1703).

Como uma tentativa de entender a inspiração para a utilização dela dentro da matemática, muitos afirmam que seja uma alteração de uma das letras do alfabeto grego, a ómega.

Tarot

Para o tarot também existe a Lemniscata que pode ser observada em duas cartas: A de número 1 e a de número 11.

Na carta número 1, chamada de mago, existe o símbolo do infinito representado na forma de uma cabeça. Neste caso, a indicação é de que existem várias possibilidades como também o início de alguma coisa nova na vida.

Na carta número 11, também chamada de a força, o símbolo do infinito é observado em uma mulher que tenta abrir a boca de um leão fazendo muita força.

Nesse sentido, a indicação é de que existe um equilíbrio entre o lado material e o espiritual, uma circulação positiva com ritmo e respiração em consonância com a alma.

Tatuagem

Atualmente as pessoas optam por tatuagens corporais com o desenho do símbolo do infinito. Quando assim fazem elas querem prestar uma homenagem ao seu pai ou sua mãe, ou a um familiar qualquer, um amigo e até o parceiro ou parceira.

Pode ser optado por tatuar simplesmente o desenho do símbolo ou relacionado com laços, corações, letras ou nomes de pessoas.

Pretende-se com esta ação demonstrar tão grande é o afeto e tão importante é a pessoa homenageada para quem se tatua com o símbolo do infinito.

E então, já ficou a conhecer o significado símbolo do infinito e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *