Símbolos do Cristianismo
O significado símbolos do cristianismo é explicado a partir de sete representações, que são: a cruz, em especial a latina, as letras Alfa e Ômega, a pomba, as letras IHS, a cruz de São Pedro, o cordeiro e o peixe.
Desses, o principal e mais conhecido, é o símbolo da Cruz Latina, porque Jesus Cristo foi crucificado em uma como esta para dar a vida eterna a toda humanidade.
Para o cristianismo este símbolo é considerado sagrado justamente porque o nome Jesus Cristo remete para “aquele que é consagrado”, e Este consagrado esteve um dia na cruz..
Conheceremos agora quais são os símbolos do cristianismo e os seus significados.
Conteúdos
Simbolismo e Significado Símbolos do Cristianismo
Cruz Latina
Existem mundo a fora muitas formas de cruz. Porém, como um dos símbolos do cristianismo temos a cruz do tipo latina, porque foi em uma como esta onde Jesus Cristo deu a sua vida para que todos tivessem vida eterna.
Essa cruz possui dois traços, sendo que o maior está na vertical, e a parte mais curta está na horizontal. Esta última é situada na parte superior da linha vertical.
Alguns protestantes fazem uso da Cruz Latina, e optam por utilizá-la sem a imagem de Jesus Cristo crucificado.
Já os seguidores do catolicismo, preferem utilizar a cruz com a imagem de Jesus pregado nela.
Letras Alfa e Ômega
As letras Alfa e Ômega do alfabeto grego também são símbolos do cristianismo. Ambas representam Deus, no sentido de ser o primeiro e o derradeiro, o início e o fim de tudo.
No alfabeto grego, a alfa é exatamente a primeira letra, enquanto que a Ômega, é a última.
Pomba
Para o cristianismo a pomba é representativo do Espírito Santo. Foi através de uma ave como esta que Deus avisou a Noé que o dilúvio havia terminado. No bico da pomba trazia um ramo de Oliveira.
Destaca-se que este é um símbolo representativo da paz mundial, sendo que os cristãos a utilizam também nesse sentido.
Letras IHS
As letras IHS também fazem parte do cristianismo e é uma abreviação da palavra IHESUS. Esta era utilizada na idade média para se referir a pessoa de Jesus.
Dentro da religião cristã, em especial no cristianismo, o símbolo IHS indica a hóstia sagrada que todo fiel católico deve provar.
Cruz de São Pedro
A cruz de São Pedro é a mesma Cruz Latina, só que invertida. Por esta razão é também conhecida simplesmente como cruz invertida.
A história bíblica conta que Pedro não se achou digno de morrer exatamente como fizeram com Jesus Cristo. Sendo assim, o apóstolo de Cristo pediu que fosse crucificado de cabeça para baixo, dando aí o surgimento da cruz invertida.
Para os católicos, a cruz desenhada dessa forma simboliza um ato de extrema humildade. Por outro lado, existem grupos de pessoas que veem nessa cruz invertida o anticristo.
Cordeiro
O cordeiro dentro do cristianismo pode ser representado em pé simplesmente, ou em pé portando uma bandeira.
No primeiro caso ele simboliza Jesus Cristo, e no segundo, remete para Cristo e o seu triunfo sobre a morte, ou seja, diz respeito a sua ressurreição.
É possível também encontrar o cordeiro deitado sobre um livro e com uma cruz. Neste caso, representa o livro dos sete selos e o triunfo que a religião cristã terá durante o julgamento final.
Peixe
O peixe existe desde centenas de anos como um símbolo do cristianismo. Seu uso surgiu para identificar ou mesmo proteger o povo cristão.
Como estes eram grandemente perseguidos pelos romanos, resolveram criar um símbolo que pudesse ser utilizado apenas entre eles.
Dessa forma, ao portar um peixe, ou desenhá-lo em algum lugar, significava que ali era um judeu e assim podiam saudar-se entre si. Também era a identificação de lugares para se juntarem em suas liturgias religiosas.
Em grego a palavra peixe é escrita como Ichthys, e serve como um acróstico para “Iesous Christos, Theou Yios Soter”.
Vertente Cristã
Dentro do cristianismo existe a vertente católica. Os adeptos dessa fé fazem o uso de símbolos específicos, tais quais o escapulário, o rosário e a rosa dourada.
O Rosário é indicativo da pureza existente na Virgem Maria, enquanto que o escapulário é uma espécie de amuleto de proteção, e também utilizado para a cultuação à Nossa Senhora.
Já a Rosa Dourada representa o chefe maior da igreja católica, que é o Papa.
E então, já ficou a conhecer o significado símbolos de cristianismo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?
Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.