Símbolos / Ferramentas Orixás

símbolos ferramentas orixás significadoOrixás são entidades/deuses de origem africada que correspondem a pontos de força da natureza. Dessa forma, suas personificações estão fortemente relacionadas ás manifestações de tais forças.

Muitas pessoas não sabem mas os símbolos /orixás se aproximam muito dos humanos, até mesmo com sentimentos. Cada entidade possui seu símbolo ou mesmo ferramenta que é composto de cores, saudações, rezas, comidas e até mesmo horários.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer alguns desses símbolos que representam essa religião que chegou ao Brasil junto com os africanos no período da escravidão.

Significado Símbolos / Ferramentas Orixás

Nanã

Nanã seria a deusa dos mistérios, a cor para a representar é violeta e/ou roxo. Seu símbolo é uma bastão de hastes de palmeira.

Esse bastão tem como finalidade afastar a morte.

Omolú

Omolú é o orixá da medicina, sua cor é o preto e o branco e seu símbolo é uma lança de madeira como espécie de bastão.

Oxumarê

Aqui temos um orixá que representa a riqueza, sendo sua cor todas as presentes no arco íris, como seu símbolo temos algo chamado Ebiri que é uma serpente, círculo e bradjá.

Oxalá

Oxalá com certeza é uma das entidades mais conhecidas. Sua cor é representada pelo branco leitoso e o seu símbolo seria o Opáxoró, um cajado metálico.

Exú

O Exú é outra entidade conhecida dentro dessa religião, porém, sempre associada com algo ruim, mas o significado e a função por aqui é ser mensageiro de todos os outros orixás.

Sua cor é o preto, para representar seu conhecimento e o vermelho, para representar a coragem. O símbolo utilizado é o tridente.

Leia Mais >  Flor de Lotus

Ogun

Ogun é conhecido por ser o orixá da guerra, as cores para o representar são o verde e também o azul escuro.

Seu símbolo é uma bigorna, uma faca, uma pá, uma enxada e outras ferramentas como forma de representação da guerra/luta.

Oxóssi

Aqui temos o orixá que simboliza a caça, bem como, é o rei das matas. Sua cor é o azul turquesa e o seu símbolo seria o Ofá (um arco) e Damatá (uma flecha).

Yemanjá

Um dos orixás mais conhecidos é a Yemanjá, tudo porque é a deusa do mar e a segunda esposa de Oxalá.

A cor de Yemanjá é o branco, prateado, azul e também o rosa. O seu símbolo é o Abebé prateado, que é um leque com espelho.

Iansã

Aqui temos a senhora dos ventos e também da tempestade, as cores são: marrom, vermelho e rosa. O seu símbolo é uma espada e também um Eruexin, um instrumento que é feito a partir do rabo do cavalo.

Oxun

Oxun é o Orixá do amor, representando ainda a fertilidade e a maternidade. Sua cor seria o amarelo-ouro e o seu símbolo é o Abebé, um leque com espelho, assim como o de Yemanjá.

Xangô

Xangô é conhecido por ser o senhor da justiça. Sua cor é o vermelho, juntamente com o branco. Para finalizar, seu símbolo é o Oxés (machados duplos).

E então, já ficou a conhecer o significado símbolos / ferramentas orixás e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *