Trevo

significado trevoDe um modo bem amplo o significado do trevo indica a esperança e a fé, o sucesso e a prosperidade com abundância, e a fecundidade.

É um termo muito difundido em diversas culturas no mundo, e em alguma delas, a exemplo dos cristãos, o trevo tem significado espiritual.

Veremos com mais detalhes o significado trevo para o cristianismo, para os ciganos, e também o que quer dizer, trevo de três, quatro e cinco folhas

Simbolismo e Significado Trevo

Cristianismo

Dentro da cultura cristã, em especial no cristianianismo, o trevo ganha um sentido espiritual.

Provavelmente considerando o trevo de três folhas, visto que ele é o mais comum de encontrar, os cristãos o associa com as divindades da Santíssima Trindade, a saber: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Ciganos

Para os ciganos o trevo tem um significado específico dentro de seu baralho. Uma das cartas do baralho cigano, a de número 2, é conhecida como “os obstáculos”.

Esta carta é representada por um trevo de três folhas e o seu significado segundo esse povo nômade, remete para as dificuldades que a pessoa que consulta as cartas irá passar ao longo de sua caminhada na terra.

Trevo de Três Folhas

O trevo de três folhas é amplamente conhecido pelo mundo, isso porque é tradicional e o mais fácil de ser encontrado.

Uma de suas representações é a do “Trevo Branco”, conhecido na Irlanda como Shamrock. São Patrício, que também se chama St. Patrick, o escolheu como um símbolo desse país.

São Patrício é um padroeiro e dada a sua ligação com a religião, pensou que este trevo de três folhas pudesse representar a Santíssima Trindade e o cristianismo.

Como uma explicação a mais, o termo gaélico Shamrock, significa “uma planta nova que possui três folhas”.

Para os celtas e seus contos lendários, o trevo tem um significado que indica magia por isso é que os mais antigos sempre o reverenciava e associavam a tudo que fosse uma tríade, como exemplo cita-se o passado o presente e o futuro.

Ainda havia associação com a Mãe Tríplice, com representação das fases da lua e também da mulher. Para os celtas, as fases femininas eram as seguintes: Mulher virgem, mãe e mulher senil.

Trevo de Quatro, Cinco e Seis folhas

Os trevos mais raros são aqueles que possuem quatro, cinco ou seis folhas. Como estes últimos são os mais difíceis de serem encontrados, pouco se tem associado algum significado para eles.

Porém, o de quatro folhas é um indicativo de prosperidade, sendo justamente por isso que é popularmente conhecido como o trevo da sorte.

As pessoas dizem que se alguém encontrar um trevo da sorte, então a partir dali sua vida se transformará e haverá fortuna e abundância para sempre.

De qualquer forma, apesar de muito raros, as pessoas não deixariam de dar um significado para os trevos de cinco e de seis folhas.

Os mais fanáticos e supersticiosos afirmam que ao encontrar um desses dois haverá desgraça na vida de quem os encontrou.

E então, já ficou a conhecer o significado trevo e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.

Mais Artigos Para Si
Leia Mais >  Estrela

1 Comment
  • Admário

    Gostaria de saber o significado do termo "cristianianismo". Obrigado.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *