Yin Yang

significado yin yangO significado Yin Yang remete para a cultura chinesa, em especial para a sua filosofia.

Tem muito a ver com luz, que pode ser fraca ou forte, muito clara ou não, e também com poder e equilíbrio ou oposição de forças.

Trata-se de um círculo com dois lados, um branco e outro preto. Dentro do branco existe outro círculo menor de cor preta, e dentro do preto, também existe um círculo de tamanho pequeno e de cor branca.

O Yin Yang também era conhecido entre algumas pessoas pelo nome de Tei-Ji ou diagrama do Tai-chi.

Veremos a partir de agora o significado Yin Yang e as suas interpretações.

Simbolismo e Significado Yin Yang

Filosofia Chinesa

Para a filosofia Yin Yang é exatamente o seu fundamento. Trata-se daquilo que se opõem em suas forças. Também significa claridade e escuridão.

Yin significa a cor preta ou a escuridão, ele é representado no círculo pela parte pintada de preto. Por sua vez, Yang representa a claridade, e no círculo podemos observar no lado branco.

No Yang também temos a luz, que é uma energia e também força iluminada que geralmente se apresenta com muita intensidade. Por outro lado, o Yin é também uma luz, só que bastante fraca.

Os chineses acreditam que existem a todo tempo um combate entre forças, e estas trabalham de forma oposta. O essencial na vida é consegui encontrar o equilíbrio entre essas forças.

Ainda para a filosofia chinesa existem sete leis aplicadas aos princípios do Yin Yang. Essas leis são: 

  1. O infinito é uma unidade que nele se manifestam diferentes coisas;
  2. Tudo na vida sofre transformação e nada fica parado;
  3. As coisas antagônicas servem para se complementarem;
  4. Não existe igualdade, tudo são coisas diferentes;
  5. No mundo todo possui o lado da frente e o verso;
  6. Quanto maior for o lado da frente, maior ser ao lado de trás;
  7. Tudo que houver o início, então terá também um fim.

Duas Esferas Menores

As duas esferas menores ou círculos que encontramos no símbolo do Yin Yang tem uma representatividade específica.

O entendimento segundo os chineses é de que as forças que se opõem chegam a um momento de atingirem, cada qual em seu tempo, o extremo. Nesse momento é despertado dentro de si um sentimento exatamente oposto.

É por esta razão que no Yin, que é a parte do símbolo pintada de preto, existe uma esfera menor de cor branca. E no Yang, que é a parte do símbolo pintada de branco, existe um círculo ou esfera menor na cor preta.

Yin

O Yin visto isoladamente é tido como princípio possuindo características específicas. Assim, comummente se atribui ao Yin as características da feminilidade, da frieza, da passividade, da escuridão e da frieza.

Sua cor é preta e fica sempre no lado esquerdo do círculo.

Yang

O Yang também é interpretado isoladamente, e neste caso suas características mais específicas tendem para o lado da masculinidade, da luminosidade, do aquecimento e da atividade, e hábitos sempre diurnos.

Sua cor é branca e fica sempre no lado direito da esfera.

Horóscopo Chinês

O horóscopo chinês também manifesta o símbolo Yin Yang. Nesse caso a interpretação é de que o Yin refere aos anos pares, e o Yang, aos anos ímpares.

Também acredita-se que está intimamente ligado com a personalidade e o ano de nascimento de cada pessoa.

Feng Shui

Na prática do Feng Shui, o que significa o vento e a água, existe uma relação com o significado Yin Yang, isso porque representa duas forças.

A água e o vento são forças utilizadas como um método para alcançar o equilíbrio e assim o bem-estar da pessoa.

Tatuagem

O símbolo Yin Yang também é facilmente encontrado como tatuagem no corpo de homens e mulheres. Quando estes optam por se tatuar estão querendo deixar transparecer o equilíbrio.

Talvez alguém quando opta pela tatuagem é porque atingiu a estabilidade e harmonia na vida. Provavelmente já se sentem equilibrados em sua vida pessoal e também profissional.

Quando um casal faz a opção pela tatuagem Yin Yang pode estar transmitindo a ideia de um equilíbrio em sua relação amorosa.

As tatuagens não são sempre iguais em sua forma e tamanho. Algumas pessoas escolhem tamanhos bem pequenos enquanto outras, tamanhos maiores.

Pode acontecer também de ser apresentado os símbolos simplesmente como ele é ou mesclado a qualquer outra imagem.

E então, já ficou a conhecer o significado Yin Yang e os seus diferentes simbolismos, desde históricos, religiosos, etc…?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o conteúdo do artigo.


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *